sábado, 28 de novembro de 2009

[9] À procura

Sinfonias. Melodias. Composições. A suavidade de uma guitarra no cruel contraste com um baixo. A sensação espairecedora de um violino a chocar violentamente contra uma bateria sem afinação. A assunção do piano como uma qualquer escadaria que as nossas mãos percorrem na procura do piso ideal. O contrabaixo numa pancada seca no nosso tímpano, mas ao mesmo tempo tão fluido na maneira de preencher o vazio sonoro. Fazer música nunca deixará de ser um experimentalismo. E a mais ambiciosa será sempre a melhor. A mais arrojada, corajosa, audaz e tenaz na forma de procurar a conjugação perfeita de harmonias e vibrações representadas num sistema hertziano.

Desse modo, porque é “vendida” mais música a quem mostra a perna em videoclips executados em estúdios aberrantes onde o conhecimento musical se pode reduzir a um nível desprezante? As estratégias delineadas em escritórios cheios de empresários ávidos de mais moedas nos bolsos são ridículas, mas mais ainda se torna o consumidor ao fazer aquilo que eles querem. Senão olhemos. A rádio chegou a um estado de podridão musical que levou a que eu me recusasse a usar qualquer tipo de dispositivo desse género. Os videoclips inundam as televisões com pernas bem depiladas e estúdios exageradamente decorados com paisagens afrodisíacas ou megalómanas. Os artistas dão concertos e autógrafos, circundados por gritos histéricos de raparigas descontroladas sem a mínima noção do insípido. E a música? Ah, é o pano de fundo de um teatro bem representado por profissionais da maquilhagem e estética com o pleno objectivo de escravizar o público-alvo. Muito e muito obrigado caros artistas da música actual, ainda não sou estúpido o suficiente para vos ouvir, ver ou, muito menos, comprar.

Todos os dias pesquiso música de qualidade. Todos os dias consigo encontrar um grupo com ambição baseada numa experimentação musical pronta a atingir algo novo. Todos os dias deparo-me fã de um grupo que, quando o identifico a um qualquer amigo meu, me faz ouvir um “quem? desconheço”. Assim continuem, no vosso caminho alternativo até alcançarem o vosso próprio ego, que eu cá estarei para vos ouvir.

Porque, por muito estranho que pareça, há tanta música boa por aí. Ela só não nos chega aos ouvidos.

5 comentários:

Surfelix disse...

ligue ja a MTV e RADIO a musica é de uma qualidade pernal!!! segundo guitarrista Wander Taffo a "O nível técnico hoje em dia é sofrível" por isso procure sempre bandas e musicos: “quem? desconheço?" principalmente no myspace.com

nao poderia deixar de comentar e concordar com "circundados de gritos histéricos de raparigas descontroladas sem a mínima noção do insípido" tokio hotele?

JPGarcia disse...

Caro deambulante, existem vários sites onde artistas menos conhecidos têm oportunidade para mostrarem o seu trabalho, entre myspace, last.fm, deezer, entre outros.
Quanto às raparigas descontroladas, penso que o exemplo que sugere se adequa ao ridiculismo extremo a que pode chegar aquilo que mencionei no texto. Bom palpite.
Abraço ;)

LuisQSM disse...

Johny! estes sites são-te familiares não?

Music Is So Special.v2

DJ Snatch..

Secret Music Box

e principalmente:
My Eclectic Music Blog
que infelizmente foi encerrado esta semana por violação das regras da WordPress..

Ja ando por estes lados (tipos de música, websites, etc..) há alguns anos e ultimamente reparei em alguns comments teus nos agradecimentos de posts de música! ;)
Bem-vindo à "música de qualidade" como tu próprio dizes! hehe e isso do "quem? desconheço" é mesmo verdade.. LOL

abraço!

JPGarcia disse...

Grande Luís ;)
Dos links que me deste, sem dúvida q o "my ecletic music blog" era o que seguia, ta aqui nos meus favoritos e também já tinha reparado que o tinham fechado. Era de longe um site com que me identificava. Dos outros, já tinha dado uma passada no Secret Music Box, mas vou dar mais atenção agora, com o encerramento do outro ;)

Obrigado pelo comment :)
Grande abraço!

LuisQSM disse...

de nada! =)

o Secret Music Box é fixe, mas anda desactualizado ha algum tempo.. sebem que ainda tem muita música!

O Music Is So Special V2 tem actualizações diárias e muita música também! tem é várias compilações V.A. e feitas pelo autor do blog (M.I.S.S.), o que ás vezes pode ser interessante para descobrir outros novos músicos/bandas mas tb pode ser um bocado chato pra quem gosta de sacar/ouvir álbuns inteiros de artistas.. ha pra todos os gostos! ;)

Mais melhores blogs virão!
Força nisso!

abraço!